» » » Cobras e suas Presas – Tipos de Morte: Veneno ou estrangulamento

Cobras e suas Presas – Tipos de Morte: Veneno ou estrangulamento

O nome cobra por si, já é o suficiente para assustar muitas pessoas, mas basta ter cuidado que não acontecerá nada. Bem, todas as cobras são carnívoras, as peçonhentas e não peçonhentas, as diferenças estão exatamente na forma que caçam e como matam. Todas gostam de animais, a diferença é apenas o tamanho do alimento, enquanto uma Sucuri pode engolir um jacaré, as serpentes menores comem pequenos lagartos, ovos, pequenas aves e mamíferos.

Como a Cobra Mata suas Presas

As cobras venenosas usam suas presas inoculadoras para injetar o veneno, através de sua mordida na vitima, fazendo com que o animal morra sob o efeito do veneno. Há algumas serpentes mais venenosas que outras, jamais imagine que o poder do veneno da cobra, está baseado no seu tamanho, existem cobras minúsculas que podem fazer um grande estrago e muitas vezes podem levar o animal grande e vitimado a óbito.


Enquanto isso, as cobras chamadas, não venenosas ou não peçonhentas, que são extremamente agressivas, caçam seu alimento se enrolando no mesmo, matando assim o animal por asfixia, enquanto ela estrangula sua vitima, ela quebra os ossos do animal, para facilitar na hora de engolir. Isso mesmo, engolir, uma cobra não come e muito menos mastiga, ela engole o seu alimento por inteiro, quando o animal ingerido é muito grande a serpente recolhe-se para um período de hibernação que a ajuda na hora da digestão, podendo ficar por meses neste estado. Tudo o que ela consome é aproveitado, exceto pelos e as garras que são expelidos juntos com o ácido úrico.

Dizem as más línguas..

Como uma crença popular foi espalhada, deve-se corrigir isso, as mandíbulas das cobras não se deslocam, as cobras tem uma mandíbula articulável, assim como outros ossos de sua cabeça, onde as partes não são rigidamente fixadas, desta forma elas conseguem abrir a boca e engolir toda a presa, para fazer a digestão. Depois de comer a cobra fica entorpecida, sua atividade metabólica cai absurdamente, e sua temperatura pode ficar até 6 graus abaixo da temperatura ambiente. Por causa disso se a cobra for ou se sentir ameaçada no momento ou pouco depois de ingerir a comida, ela vomita seu alimento por inteiro, para tentar fugir da ameaça. Algumas pessoas esperam uma cobra se alimentar para ver este “fenômeno”, no entanto esta brincadeira pode acabar matando o animal.


Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Não Peçonhentas, Peçonhentas