O que o veneno de cobra pode fazer no sangue?

Assim que a cobra se sente ameaçada, ela morde a sua vítima com suas presas. Com isso o animal coloca por meio de suas presas no corpo do homem ou seja qual for a vítima e elimina a sua toxina. O que vai acontecer com o sangue da vítima depende do tipo de cobra e qual o veneno eliminado, podendo ter diversos efeitos.

veneno de cobra

Cobra transforma sangue em gelatina

Cada cobra tem um veneno especial que acaba por agir na vítima e causa diversos efeitos. Um dos mais conhecidos pela sua fatalidade é o veneno da víbora de Russell, a cobra Daboia russelii. Esta cobra que tem como o habitat natural a Ásia é responsável por transformar o veneno de suas vítimas em gelatina. Isso acontece porque o seu veneno é uma hemotóxica, um dos mais fatais do mundo que age em apenas alguns segundos.

Sangue fica mais grosso

Uma cobra originária na China acaba jogando uma toxina no sangue do animal que não deixa o oxigênio agir normalmente, deixando o sangue da vítima mais grosso e mais lento no transporte, por isso sua vítima acaba por morrer em alguns minutos. A circulação sanguínea vai ficando mais lenta a e a vítima acaba morrendo tão logo o sangue não chegue ao coração e ao cérebro. A morte é lenta e bem dolorosa.

veneno de cobra

O veneno de uma cobra pode não ser fatal no sangue, em especial no sangue humano. Algumas toxinas do veneno de cobra agem de forma a eliminar os sentidos como o tato e visão. Tais neurotoxinas mandam respostas ao cérebro e não permitem que as terminações nervosas humanas enviem ações para o corpo, por isso as vítimas ficam inertes por algumas horas e acabam por morrer porque a cobra irá atacar diversas vezes. No geral os venenos são deste tipo, por isso as cobras mesmo venenosas não matam suas vítimas.