Cobra Caninana – Cobra Preta e Amarela
A Caninana é uma serpente preta e amarela que não tem veneno e não é agressiva com humanos, ainda que possa causar um grande receio quando é encontrada em meio a natureza em razão da sua imponente aparência.
Encontrada nas Américas do Sul e Central, essa está entre as serpentes mais velozes e ágeis do mundo e pode até morder ao se sentir ameaçada, mas não representa perigo para o homem, uma vez que não é peçonhenta.
Características gerais
Além da sua coloração ser um fator de destaque, a Caninana pode chegar a até 2,5 a 3 metros de comprimento e pertence à família Colubridae, sendo conhecida, também, pelos nomes populares de araboia, jacaninã, iacaninã ou cobra-tigre.
Apesar de ser bastante ágil, uma das principais características da sua espécie é a sua defesa, onde se destaca muito mais que no ataque propriamente dito, visto que consegue lidar bem com a ameaça dos predadores ainda que tenha um temperamento mais tranquilo.
Sua cabeça tem uma formação achatada que, curiosamente, é erguida em situações de ameaça para que possa se impor diante de possíveis predadores, fazendo dessa posição de ofensiva o momento ideal para morder, por exemplo.
Habitat
A caninana gosta de viver em climas amenos e pode ser encontrada, no Brasil, na Mata Atlântica, no litoral do Nordeste até o Amazonas. Também é natural encontrá-la em outros países da América do Sul, no México e em países da América Central, além de Trinidad e Tobago. Pode ser vista em florestas, topos de árvores, rios e lagos.
Em nosso país, de modo mais específico, o único bioma onde não há encontros recorrentes da espécie são os Pampas.
Hábitos
A caninana é uma serpente de hábitos solitários, noturnos e arborícolas. Sua dentição é áglifa, seus dentes são maciços e não injetam veneno.
Apesar de fugir ao contato humano e não representar perigo, a caninana é agressiva contra suas presas. Como sistema de defesa ela infla o seu pescoço e desfere o bote rapidamente.
Alimentação
A cobra caninana come pequenos roedores, aves, sapos, lagartos, anfíbios e até animais 20 vezes maiores que ela. Seu bote é certeiro, pois sua agilidade e rapidez fazem com que ela consiga alcançar um metro de distância em muito menos que um segundo.
Apesar de ter predileção pelo ataque a animais menores, pode fazer com que animais maiores se tornem suas presas diante do mecanismo de defesa que possui. Então, quando sente que está em risco, o instito de defesa do animal se sobressai ao seu tamanho.
Reprodução
A caninana é uma serpente ovípara, ou seja, ela põe os ovos, cerca de 15 a 18, e os esconde na terra, deixando-os na natureza para serem chocados. Quase todos vingam.
Um outro detalhe interessante é que a colocação dos ovos ocorre principalmente em períodos chuvosos. Além disso, essa espécie não choca os ovos e logo após a colocação opta por permanecer mais distante deles.