Por Que dizemos que a Pessoa é uma Cobra?

Chamar alguém de cobra quer dizer que essa pessoa é falsa, alguém que faz muitas fofocas, leva e traz, que não é confiável, pois está sempre pronta para dar o “bote” e trair, assim como fez a serpente que enganou Eva na história bíblica. Dizer que uma pessoa é cobra também pode significar que ela é astuta, que age com cautela, mas sempre com o intuito de fazer o mal.

Qual o significado de uma pessoa cobra criada?

Outra expressão que podemos usar ao falar de alguém é chamar essa pessoa de cobra criada, o que se refere a quem já tem um longo histórico negativo diante do modo como lida tanto com os outros quanto com situações que fazem parte da sua vida de modo geral.

Essa experiência em muitos casos está ligada a esperteza e não necessariamente a idade, visto que uma pessoa mais jovem pode ser lida como cobra criada diante de tudo aquilo que já viveu e fez.

No geral, acaba sendo mais ofensivo usar essa expressão que falar somente que a pessoa é uma cobra, pois qualificá-la como “criada” representa um agravante para a personalidade.

O que significa ser uma serpente?

O sentido de dizer que alguém é como uma serpente é bem similar ao caso de denominá-la como cobra, simbolizando uma pessoa traiçoeira, que mente para os outros e está constantemente disposta a agir de forma maldosa.

A serpente ainda está ligada a sentimentos como o ódio e repulsa, aquilo que pode causar diante das suas ações. Ou seja, ainda é uma maneira bastante negativa pela qual chamar uma pessoa.

Outros significados para chamar uma pessoa de cobra

Muitas vezes dizemos a alguém que intentou algo que não deu certo, que “Deus não dá asas à cobra”, como uma forma de limitar seus atos. Tratamos como cobra, também, aqueles que vivem rastejando atrás dos outros em busca de migalhas e ajuda, mas também chamamos de cobra aqueles que são ágeis para se livrar de problemas que pareciam ser “insolúveis”, que sempre saem por cima.

Muitos podem ser os motivos pelo qual chamamos alguém de cobra, principalmente pejorativos (depreciativos), mas também podem ser em uma forma de elogio!

Quando achamos alguém o máximo, super capacitado, acima da média, também o podemos classificar como cobra, ou seja, alguém em um nível superior ao nosso.